Hoje é o seu dia, que dia mais feliz!

Mãezinha,

1983
Talvez você não saiba de verdade o quanto me dói cada primeiro de abril que eu passo longe de ti. Nesse dia, minha vontade é te encher de beijos e abraços, presenteá-la com algo bonito que a faça sorrir e cuidar para que o seu dia seja muito alegre, como deve sempre ser.
Mas a vida nos leva para caminhos que às vezes nos impedem de estar onde mais queríamos e fazer o mais importante. Por isso, minha querida, venho te presentear com essas palavras, hoje. Espero que elas nos aproximem tanto quanto aquelas que você me escreveu desde 83, antes mesmo do meu nascimento:

"Cresci te esperando, sonhando com tua vinda, queria tê-lo só para mim e lhe dar todo o amor que fui armazenando dentro do meu coração (...) Enfim você se anunciou, foi no mês de julho que tive a certeza de sua vinda e você já existia dentro do meu ventre há quase três meses. Fiquei louca de felicidade, apesar de saber que eu teria de enfrentar uma sociedade moralista e injusta pelo fato de não estar casada. Mas senti-lo no meu ventre me dava forças para lutar contra o mundo se preciso fosse"

Durante meus 28 anos de vida, todas as vezes que leio essas linhas me emociono com a grandiosidade do seu amor. Nem que eu lhe escrevesse um livro inteiro ou dois, não conseguiria agradecer o suficiente por um gesto tão simples e tão significativo, que mudou o meu destino: você me amou, mãezinha. Me amou tanto que deixou de lado tudo de ruim que aconteceu conosco desde que soube que eu vinha, nunca sequer pensou em se livrar de mim, não teve medo de enfrentar o preconceito e as dificuldades que de fato se mostraram presentes nesses anos todos. Não, você - tão bondosa e amorosa - só me amou e ficou feliz com a minha chegada. Eu te admiro tanto, querida!

1983
Naquela época você era ainda mais nova do que sou hoje e agora consigo compreender as questões complicadas e todo o sofrimento que você enfrentou, por mim. Posso imaginar as humilhações e atrocidades que deixaste de fora dos registros no meu diário de infância, cuidando sempre para que eu me sentisse especial, amada e feliz. Não há nada no mundo que possa retribuir a esse amor incondicional.

Você tinha quase 25 anos quando nasci e não sei como, desde então lutou de fato contra tudo o que foi preciso. Porque não foi só preconceito, rejeição e falta de apoio que teve de enfrentar. Foi também a dificuldade financeira durante todos esses anos, às vezes trabalhando em dois ou três empregos, a busca pelo amor verdadeiro, a minha rebeldia, o meu ciúme e falta de noção, as brigas com meu irmão... Tudo isso que você enfrentou com tanta bravura e amor, mãezinha. Sem contar que teve que abandonar seu grupo de teatro e os palcos, para tomar conta de mim. Nunca vou me esquecer disso.
Poucas vezes eu te vi chorar, você foi e sempre vai ser meu exemplo de mulher forte e guerreira, que não tem medo de nada, confia em Deus e em si própria, que vai lá e faz o que tem de ser feito, mas também brinca, ri e dança... Sente a leveza da vida. Além do seu amor, me deu esse outro presente: a dança. Olha só o que achei nos teus escritos:

Entre 85 e 86?...rs


26 de outubro de 1984 - 9 meses
"Você fica muito assanhada quando ouve um forró, acho que será como a Elba Ramalho no ano 2000"
26 de janeiro de 1986 - 2 anos
"És uma menina muito linda, esperta e inteligente. Gosta de música, dança (forró), é fã da Madonna, gosta de iogurte danone, do Fofão e de telefone."





Bem, tá explicado por que eu não consigo passar mais de uma semana sem dançar um forrozinho, né?! Ainda bem que herdei o seu gosto e dom pra dançar. Porque eu sei que você sempre foi das mais forrozeiras também!
1994

Desde que me entendo por gente, és quem mais me amou e a quem mais amo. Minha melhor amiga, meu exemplo, meu porto seguro... Todas as vezes em que fraquejei, você esteve logo ali do meu lado, pra me dar a mão. Nunca me faltou, nem um única vez sequer. Se lembra de quando eu saí de GV e 20 dias depois te liguei, aos prantos, pedindo pra voltar? Você disse que eu poderia voltar pra ficar só um fim de semana, mas não pra ficar. Me lembro sempre disso, mãezinha... O quanto deve ter sido difícil ver o meu sofrimento e medo, e ainda assim me dar forças pra seguir em frente. Todas as vezes em que eu mesma não acreditei em mim, você acreditou e me sustentou, segurou firme e me ajudou a prosseguir. E tantas vezes em que fui rude contigo, impaciente...  Só ficavas quieta, magoada, mas nunca devolvias na mesma moeda. Me perdoe, mãezinha, eu não sou tão boa quanto você, mas à medida que vou amadurecendo, meu entendimento das coisas aumenta e acho que cada vez mais tenho me tornado uma filha melhor. Pelo menos é o que eu espero.

Hoje é o seu aniversário e só tenho a agradecer, por ter mais um ano de sua vida, seu amor e carinho, suas palavras de conforto e incentivo... Você comigo! Deus permita que sejas sempre mais feliz, abençoada e alegre, querida. Que eu possa estar cada vez mais perto e presente e que saudade diminua!

Parabéns por ser essa mulher linda, forte e lutadora que você é! Parabéns pela sua história de vida, por todo o caminho percorrido até aqui! Feliz Aniversário, Mãezinha amada!


Amo-te muito!!!


Comentários

  1. Que presente lindo, minha filha! Estou emocionadíssima com seu texto para mim...obrigada por tanto carinho e pelo seu amor, que tbém é incondicional, tenho certeza. Vc foi o primeiro grande presente que a vida me deu e será sempre pra mim uma jóia preciosa. Amo-te cada vez mais, filha!Obrigada pela homenagem no seu blog. Bjs da sua mãezinha!

    ResponderExcluir
  2. Você merece muito mais, Mãezinha! =)
    Que bom que gostou! Feliz niver de novo!!!! hehehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda e sincera!! Me emocionei muito com suas palavras. É lindo esse amor que une sua família e principalmente voces duas. Adalcyr é uma pessoa maravilhosa, linda por dentro e por fora, amiga...sinto enorme gratidáo por Deus ter me dado a honra de conhece-la.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que minhas palavras tenham te emocionado, Rose. Obrigada pela visita e pelo carinho. Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de texto, Samy! Tem tanta verdade, tanta emoção, fiquei tocado ao ler. E parabéns à sua mãe que lutou contra todas as coisas e trouxe ao mundo esse ser humano incrível que é você!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá,

Comentários são muito bem-vindos!
Passarão pela minha moderação, claro.
Porém, se for comentar como anônimo e espera que eu responda, coloque um nome, ok?!

Beijoss

Postagens mais visitadas