O feminismo nosso de cada dia


"Maçaneta"/ Acabamento de registro
Desde outubro tenho ficado bastante tempo em casa, e passei a me ocupar de coisas para as quais antes eu não tinha tempo, por causa da jornada dupla.
Pois bem, nessa semana decidi resolver dois probleminhas do banheiro: vazamento do box e a falta da "maçaneta" da água quente do chuveiro.
Depois de ir a duas lojas de materiais de construção, descobri que não é maçaneta, é registro, e que eu precisava saber qual era a marca da bendita base pra então comprar o acabamento - o trem que a gente segura e gira pra abrir a água.
Felizmente hoje em dia existe o Google e o Youtube, e depois de uma bela pesquisa de imagens e vídeos, eu aprendi a diferença entre as bases de registro e concluí que a minha é da fabricante Deca. Também descobri que pra me livrar do vazamento, basta retirar o silicone de vedação já aplicado e colocar um novo.
Base de registro
Lá fui eu à loja de material de construção mais uma vez e fiquei aliviada quando vi uma atendente mulher no balcão. Tinha um cara livre, mas esperei por ela, porque ele já tinha me atendido (com descaso) na primeira vez e disse que não podia me ajudar quando mostrei a foto da base do registro do chuveiro, porque "a loja não trabalha com isso". Anham, sei.
Pedi à moça o acabamento de registro de chuveiro para base Deca, e ela me mostrou os que tinha. Reconheci logo um que é idêntico ao outro que tenho em casa e disse que ficaria com ele. Também pedi o silicone de vedação, ela me perguntou se grande ou pequeno e eu, orgulhosa, disse: "Quero o de 50g, por favor."
É que eu já tinha medido o box e sabia que para vedar uma superfície de até 1 metro a bisnaga pequena é suficiente. Quando perguntei do removedor, ela voltou com uma espécie de espátula e explicou: "Olha, não existe um removedor específico de silicone, mas dá pra tirar com isso aqui, com jeitinho". Ao que respondi: "Espero que eu consiga tirar... Pensei que fosse um solvente ou algo do tipo". "Se a gente quiser, consegue fazer tudo sozinha", ela respondeu. Achei o máximo, paguei pelos três itens e fui embora contente, depois de agradecer a ajuda. Eu tava me sentindo já como Pereirão da novela "Fina Estampa"!
Cheguei em casa empolgada pra mostrar nos meus stories como eu consigo fazer os reparos sozinha, mas antes de botar a mão na massa, tocou a campainha. Era o pedreiro que tá reformando o prédio, dizendo que a imobiliária finalmente liberou o conserto da infiltração (o terceiro problema do nosso banheiro) na parede, e que ele viria no dia seguinte pra começar a quebradeira. Dada a coincidência, comentei sobre o chuveiro, o vazamento e as coisas que eu tinha comprado. Ele se prontificou a aplicar o silicone e colocar o acabamento do registro, e eu concordei. Afinal, esse é o trabalho dele e certamente ficaria melhor se feito por um profissional. Confesso que fiquei um tanto frustrada, mas não a ponto de querer fazer os reparos apenas por autoafirmação.
Aí então ele veio, e depois de passar umas duas horas no banheiro batendo contra a parede, saiu dizendo que tinha descoberto o motivo do vazamento e que o silicone tava aplicado. "E o registro do chuveiro?", perguntei.
Ele tinha esquecido. Fui lá e mostrei a peça comprada, ele olhou com suspeita, ficou virando de um lado pro outro. O ajudei a tirar da embalagem, ele a segurou nas mãos, analisando... Olhava pra base e depois de volta pra peça, com expressão de dúvida. "Eles falaram que era da Deca?", perguntou, e eu: "Não, eu descobri sozinha". Ele então decidiu começar a encaixar, e comentou: "Você é uma menina de sorte. Vai encaixar direitinho". Ahhhhh, nessa hora meu sangue ficou todo talhado dentro da veia. Automaticamente a resposta saiu pela minha boca: "Sorte não, meu querido, eu estudei. Pesquisei as bases de registro e descobri que as da fabricante Deca têm 16 mini retângulos nessa ponta. Eu contei, e comprei a peça certa". Ele só ficou rindo e colocou o troço no lugar. Era a coisa mais simples e intuitiva do mundo. Acompanhando, tive a certeza de que eu super daria conta de fazer sozinha e poderia já ter feito, inclusive.
Quando terminou, o pedreiro comentou, talvez tentando se redimir: "É, você se deu bem nesse negócio de pesquisar". Rindo, eu só arrematei: "Te cuida, meu querido, que se bobear eu tomo seu emprego"

 TV GLOBO / Renato Rocha Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas